Páginas

terça-feira, 5 de julho de 2011

craft ou artesanato

Um belo dia, alguém vira pra você e fala: - Olha, essa é a fulana , ela faz artesanato que nem você!

Então você vê o trabalho da fulana e se arrepia, aquelas coisas iguais as que você vê em todas as terríveis feirinhas de artesanato espalhadas pelo Rio de Janeiro.
O último lançamento de uma revista de artesanato sendo copiado milhares de vezes.  

Nesse momento você lembra de quantas horas gasta lendo, pesquisando materiais, batendo a cabeça para modelar, gastando seus neurônios num produto diferente.

E então nesse momento, você  gostaria que um raio partisse a Terra ao meio e de um lado ficassem as pessoas que entendem ou buscam entender sobre as coisas, e do outro aquelas que simplesmente não pensam e colocam tudo no mesmo saco.

Uns puristas não gostam de usar palavras estrangeiras, mas se formos olhar nossa língua, o que tem de palavra estrangeira não tá no gibi, eu não acho negativa essa opção.

Craft é uma coisa e artesanato outra. Por mais que na tradução pura a palavra cause dúvidas, na prática podemos a grosso modo explicar da seguinte forma:

Craft - O Craft está ligado a uma ideologia. Uma forma de pensar, viver e trabalhar que contempla uma produção manual, exclusiva, sem repetições e com propósitos de conscientização do consumo e da produção dos produtos.

Alguns preferem usar a definição de design urbano.

Artesanato - A palavra está ligada a produtos feitos de forma repetida e a baixo custo. Normalmente não se inventa algo, não existe um produto único e seu objetivo é a venda somente. Na prática o artesanato foi a opção de ganhar uma “graninha” fazendo algo manual e simples, sem muito compromisso com a parte autoral.

Normalmente as técnicas são similares, mas o bom gosto, o refinamento e a proposta do resultado acabam diferenciando.

Acho que com essa explicação fica mais fácil entender. Não estou falando mal do artesanato, simplesmente estou  tentando explicar exatamente o que cada um representa, afinal de contas ninguém gosta de ser chamado de Joana se na verdade seu nome é Maria.

2 comentários:

  1. Adorei essa definição! Eu sempre disse que existe ARTESANATO e artesanato, pornto agora terei que dizer que existe craft e artesanato...
    Amei seu blog! Parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Fabi...

    Adorei esse post, sempre fico triste qdo digo que sou artesã, e alguém fala "Ah, eu tb faço uns paninhos de prato" dããã :-/

    E como a Sandra escreveu no comment dela, eu falava que existe artesanato (cópia da cópia da cópia) e artesanato (criar algo novo usando a imaginação e as mãos, sem máquinas ou processos industriais - quase um artesanato romântico).
    Acho que sou crafter ;) adoro inventar, misturar materiais, testar, criar... uhuuuu, me perder entre tecidos, fios, agulhas e colas :D

    Bjos querida e bom FDS
    Kelly

    ResponderExcluir