Páginas

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Cozinhando livremente

Eu sou uma tragédia pra dar receitas. Digo que sou adepta do movimento que fundei Free Cooking :-D também sou adepta do Free Sewing também de minha autoria.
Minha melhor desculpa é falar que sigo minha intuição :-D

Faço tudo sem seguir receitas, medidas, moldes, tabelas instruções etc. Já estou providenciando minhas camisetas, fiz os desenhos só falta imprimir e pronto o clube já existe :-)



Agindo dessa forma uma coisa nunca fica igual a outra. Sempre tenho vontade de experimentar um ingrediente diferente, uma forma de fazer e  etc. Mudo quantidades, ingredientes, invento pratos e dou nome a eles, as crianças lembram de todos, eu esqueço.

Tenho uma receita base de brownie de chocolate, mas a cada vez que faço o dito, experimento com uma farinha diferente, uma quantidade de manteiga, outro tipo de açúcar, com avelã, com amêndoas, com nozes e nunca consigo repetir aquele outro que ficou uma delícia, porque simplesmente nao lembro das medidas que usei nem dos ingredientes.
Marido me pede há anos que faça novamente o primeiro brownie que ele comeu meu, eu sempre tento ... :-D

A receita que usei hoje foi essa aqui:

Brownie de Chocolate

200 g de chocolate - as vezes coloco mais e sempre uso meio amargo, as vezes amargo :-)
200 g de manteiga - gosto de usar a que tem sal
2 xícaras de açúcar - prefiro dividir e usar 1 xicara de açúcar branco e outra de mascavo
3 ovos
2 xícaras de farinha - uso uma xícara de farinha branca e outra integral, as vezes uso centeio ou farinha de arroz
1 pitada de sal
1colher de cha de fermento - nunca usei uma colher pra medir, vou no olho.

Como se faz:
Derrete primeiro o chocolate e deixa esfriar antes de usar, senão cozinha os ovos.  Enquanto o chocolate esfria, voce bate a manteiga com a batedeira ate ficar bem cremosa e clarinha, junta o açúcar e os ovos sem parar de bater, tem que fazer mágica pra isso se voce nao tiver uma batedeira planetária.

Nesse tempo o chocolate já deve ter esfriado, então voce mistura o que falta, ou seja, a farinha e o fermento a base de manteiga e ovos e o chocolate, enfim, mistura a coisa toda  na mão, nao pode ser com a batedeira.

Coloca num tabuleiro grande e forno baixo ate ficar cozido, e isso depende de cada forno.



Eu gosto dessa receita, mesmo que eu invente ou siga certinho o brownie sai gostoso.

Agora tenho um tabuleiro enorme de brownie em casa e só estamos eu e o marido, as meninas estão fora e eu terei que me empanturrar de brownie no final de semana ou ser simpática e levar um pedaço bem generoso pra vizinha, assim divido as calorias :-)

2 comentários:

  1. Huuum!!!Deu vontade de fazer...
    Esquenta não...rs
    Lembro-me da primeira vez q resolví arriscar a fazer biscoitos,em minhas #aventuras_na_cozinha, carinhosamente chamados pelos meus irmãos de "Biscoitinhos de pedra" hehehe
    E ficaram bons..eles amaram..como vc, até hj tento fazer igual mas, não sai!
    Bjinhu e valeu pela receitinha!!!

    ResponderExcluir
  2. Aqui quando me perguntam o que to fazendo na cozinha respondo: Experiencia!

    :-DDD

    ResponderExcluir